Ribaxé é um artista plástico brasileiro e bacharelado em Desenho Industrial pela UFMA, nasceu em 01/05/1965, natural e radicado em São Luís/MA onde reside e mantém seu estúdio. Despertou-se para a arte na sua infância de maneira intuitiva, mas foi na fase adulta ao ingressar na universidade que houve uma grande influência na sua percepção visual e gráfica levando-o a desenhar e a pintar intensamente.
Atualmente sua arte está voltada para uma releitura das manifestações artísticas dos homens primitivos das cavernas, ou seja, as pinturas rupestres executadas por eles para retratar suas vidas cotidianas, caçadas, rituais xamânicos e outros aspectos relevantes.
Pesquisando os desenhos feitos nas Cavernas de Chauvet, Lascaux, África Meridional, Altamira e Serra da Capivara, tem como propósito possibilitar ao observador outro contexto de pintura para uma linguagem contemporânea contextualizada com a realidade em que vivemos, sobre suportes atuais e que podem ser manipulados de diversas formas, possibilitando interpretações.
Participou de diversas exposições, sendo elas na Secretaria Municipal de Cultura — Prefeitura de São Luís, 2015. Centro Cultural do Vale Maranhão, 2017; na Universidade Federal do Maranhão, 2018.
“A arte para mim, é uma atividade multidisciplinar com o propósito principal de quebrar e estabelecer novos paradigmas em um processo de movimento contínuo”.
“A arte é um eterno processo revolucionário atemporal”.