Rafael Jung é um artista plástico brasileiro e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Feevale, nasceu em 29/05/1983, em Novo Hamburgo, RS, onde reside e mantém seu estúdio de criação. Despertou-se para a arte na sua infância de maneira intuitiva, cresceu no íntimo de um ateliê, da sua tia. Em 2002 trocou os pincéis pelos tubos de “Spray” e as telas pelos muros do mundo. Ao entrar no universo da “street art”, tudo passou a fazer maior sentido em sua percepção como propósito artístico.
Seu trabalho autoral consiste do personagem intitulado Panito, criado em 2010. O nome foi dado, após ilustrar uma página de um caderno especial distribuído para toda a rede de ensino da cidade de Novo Hamburgo, em uma parceria do Jornal NH com as escolas, em que as próprias crianças participaram com as sugestões de nomes, sendo o nome “Panito” o escolhido.
Panito é um personagem surrealista, alegre e divertido, pois, traz cores por onde passa, em uma junção de técnicas que o próprio artista aprecia, como o “Patchwork”, em um estilo despojado, misturando a cabeça de um boneco de neve, trazendo assim lembranças da infância. Ele se adapta ao local, época e tendências atuais.
“Arte é sentimento, técnica, estilo, criatividade. Acredito que a arte pode salvar o mundo”.
Uma das suas maiores inspirações são os artistas — Os Gêmeos, em que se inspirou para criar suas próprias estampas e traços mais refinados.
Foi ganhador do Prêmio: X Salão dos Alunos de Artes da Feevale — Novo Hamburgo, 2008 e participou da exposição no Teatro Universidade Feevale — Novo Hamburgo 2017.
Uma das obras de maior relevância para o artista foi o painel medindo 5 m × 2 m intitulado “Deslocamento de um Personagem”, é composto por 71 telas, sendo um quebra cabeça gigante desmontável, podendo ser montado de várias maneiras.