Mônica Kruger, nascida em Vitória, Espírito Santo, em 3 de julho de 1969, é uma artista que tece sua trajetória entre cores vibrantes e texturas marcantes, especialmente na arte têxtil em batik.
Sua infância em Nova Venécia, envolta em fazeres artísticos orientados por avós e mãe, instigou sua paixão pela arte. Bacharel em Artes Plásticas pela UFES, Mônica também possui licenciatura em Pedagogia e diversas especializações, consolidando uma formação sólida. O despertar artístico aconteceu nos anos 90, quando teve acesso às técnicas de estamparia e pintura durante a faculdade. Recentemente, retomou o batik, produzindo a série "Sensações", composta por cinco painéis.
Seu processo criativo, centrado na arte têxtil em batik, reflete suas sensações diante da natureza, matéria e relações, explorando pinceladas, texturas e elementos.
"A arte é a linguagem que faz sonhar, transmitindo emoções e transportando o observador para cenários imaginários". By Mônica Krüger
Seu trabalho é uma expressão modernista, buscando redimensionar planos através de elementos e cores. Vincent van Gogh e Atílio Colnago são artistas que a inspiram, refletindo-se em suas pinceladas expressivas e na riqueza de detalhes.
A persistência e a memória dos fazeres tornam o trabalho de Mônica intenso, repleto de cores e movimentos. Seu uso habilidoso das manchas de cor cria um ar rebuscado de mistério, continuando a explorar o que as cores e texturas revelam, compondo cenários intrigantes em cada obra.