Marilda Albino, artista plástica, brasileira, graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasília, Distrito Federal, nasceu em 02/07/1969, em Forquilha do Cedro em Santa Rosa do Sul/Santa Catarina e vive em Brasília, Distrito Federal desde 1994.
Seu interesse pela arte surgiu já na infância, ao observar sua mãe fazendo rimas de poesias, criando versos cômicos e produzindo artesanato, e seu pai contando história e piadas. Na escola sempre se destacou por suas habilidades artísticas e desde então, nutriu o sonho de se tornar professora de artes e de ter suas obras reconhecidas um dia.
Como professora de Artes, desenvolveu diversos projetos com a participação de seus alunos, tendo reconhecimento da UNESCO por um de seus projetos e premiação do Selo da Escola Solidária, este divulgado em diversos meios de comunicação, como jornais locais e canais de TV educativos.
"A expressividade da artista representa a esperança de um mundo melhor, independente da crença de cada indivíduo. Seu ponto de vista é fenomenal! " By Lisandra Miguel
Após ter criado a sua “identidade artística”, Marilda busca temas da atualidade e fatos do dia a dia para se inspirar. Tendo a crença e os seus valores como base para a arte.
Consiste em relatar nas obras a vivência, a neutralidade e a desconexão da “crença” nas pessoas ou em um grupo de pessoas na sociedade. De acordo com a vivência da pessoa, ela tem ou não os valores refletidos na crença. E mostrar que na sociedade, cada pessoa vivencia a crença de seu modo e de acordo com isso refletem ao mundo os seus valores.
A técnica do vitral em algumas obras faz referência aos vitrais das catedrais góticas, onde eram representadas passagens bíblicas e usados como forma de iluminar o interior dos templos, assim a técnica também acompanha o significado de iluminar o interior dos nossos corações com o amor de Cristo.
As obras também sofreram influência do momento histórico da pandemia do Covid-19, onde há a representação artística da crença neste período, as máscaras simbolizam a vivência da crença, por representar um ato de cuidado e amor em prol da vida, há também a presença de outras formas de prevenção e as vacinas.
A artista trabalhou vários elementos da linguagem visual focando na Crença e os seus valores.
“A arte para mim, é uma forma de dinamizar a vida!”.