Luís Fernando Laranjeira, fotógrafo, autodidata brasileiro, nasceu em 20/10/1963 em Araraquara/SP e vive em Descalvado-SP. Graduado em Jornalismo –Mestrado em Comunicação e Estudos de Linguagens.
Despertou-se para a na infância, ao observar fotografias em jornais e revistas; com o olhar atento para as artes plásticas, música, cinema e dança.
O interesse e o gosto pela fotografia se acentuaram a partir das aulas de Fotojornalismo na universidade. Desde então, passou a fotografar, investindo em seu aprimoramento.
O processo criativo passa por um momento de experimentações utilizando diversas técnicas. Desde 2015, desenvolve um projeto denominado “Olhares Diversos”, pesquisando movimentos culturais e artísticos, como Modernismo, Impressionismo, Expressionismo, Minimalismo. Registrando cenas, paisagens, personagens, situações que tocam e despertam nele, inquietação e necessidade de expressar desejos, pensamentos, impressões, sensações, alegrias, tristezas, esperanças. É uma busca por cores, sombras, formas, “nuances”, texturas, procurando estabelecer um relacionamento de intimidade e cumplicidade com a luz.
"A simplicidade que o artista busca no mundo para a representatividade do que há a sua volta, é o que torna seu trabalho autêntico". By Lisandra Miguel
“A arte é um exercício de liberdade, uma pulsão de vida. Por isso, quero continuar fotografando para me sentir mais livre a cada dia”.
“Para mim, a arte deve ser livre e diversa, um meio de expressão de sentimentos, pensamentos, desejos, inquietações. Sinto a arte como a mais sublime e livre representação da vida e de nossas relações. Gosto de imaginar que quem vê minha fotografia possa, além de apreciar uma boa criação artística, fazer uma reflexão sobre nosso mundo, nossas relações pessoais e com o meio em que vivemos e sempre questionar o que está à nossa volta”.