Kataryna Just, artista plástica autodidata, brasileira, advogada da União, nasceu em 16/03/1978 e vive em sua cidade natal, em Recife/Pernambuco.
Seu interesse pela arte surgiu na infância; desenhos, cores, misturas...sempre fizeram parte do cotidiano criativo e inquieto na eterna busca da melhor expressão de sentimentos através das imagens. As aulas, inicialmente como hobbies, proporcionaram um aprofundamento em técnicas e materiais, resultando em ideias e trabalhos, estimulando sua dedicação e entrega aos novos desafios. Nesta época de descobertas seu gosto estava voltado por retratar pássaros e figura humana com traço expressionista peculiar, logo se viu querendo dar um novo sentido a sua arte e as pinturas abstratas surgiram com o propósito de trazer leveza, mistério, imaginação e sedução pela mistura das cores e da forma como as novas técnicas proporcionam.
As pinturas são explosivas com cor, profundidade e textura. Enquanto as luzes e sombras desempenham um papel importante na forma como ela cria um senso de lugar, também usa cores e texturas como forma de provocar emoções fortes.
Sua expressão artística é simplesmente uma celebração da vida e um derramamento de energia positiva, que resultam da escolha por focar nos aspectos positivos e na beleza que a vida tem a oferecer.
"A Arte é atemporal, despida de preconceito, partidos e valores. A fuga do real, no campo onde tudo é permitido, nos faz romper com paradigmas e evoluir nos permitindo pensar diferente e mudar o mundo”. By Kataryna Just
Criar arte tornou-se seu modo de vida. Tudo o que ela sentiu ou viu de positivo, busca capturar em duas dimensões em papel ou tela. As emoções são simplificadas em formas, valores e cores. Os trabalhos abstratos têm um papel fundamental no despertar/provocar a imaginação e criatividade do outro e assim fazer com que a obra seja responsável pelo autoconhecimento e rompimento de paradigmas.
Adepta da técnica de pintura fluida, em que se misturam pigmentos, álcool ou água com tintas para obter novas colorações e texturas na busca por formas que traduzam suas intenções e energia no intuito de fazer o espectador a sentir uma sensação de mistério, um caminho emergente para o desconhecido.
“A arte é a tradução dos sentimentos através dos sentidos". By Kataryna Just