Khaled, fotógrafa, brasileira, nasceu em 12/04/1986. Natural e radicada em Belém/PA. Graduada em artes visuais e tecnologia da imagem, pela universidade da Amazônia, fez curso de especialização, pela Associação Fotoativa.
Despertou o interesse por fotografia na infância com 9 anos, mas foi na vida adulta, com 20 anos que buscou aprimoramento, além da sua formação, participou de diversos Workshops.
O seu processo criativo é quase sempre voltado para a simplicidade, para à terra ou água, procura construir recortes de imagens cotidianas e criar realidades a partir delas. Deixando um registro sutil capaz de criar diferentes linguagens. Costuma se inspirar através de músicas e artistas.
Busca propor um discurso que passa por cenas cotidianas urbanas, ribeirinhas, beira rio, céus entre outros. Em alguns trabalhos a estética foi experimental com uso de filmes e câmeras analógicas. Outros trabalhos, fotografias artísticas, utilizando câmeras digitais. A composição é baseada no ambiente todo, considerando um objeto principal para destaque no enquadramento. Sua observação passa pelas perspectivas, texturas, planos luz e sombra, foco e ampliação.
Teve presença em exposições no Pará, em 2010 e 2016 e 2011 no Pará e no Rio de Janeiro.
“A arte para mim, é movimento, surpresa, escolha, luz, emoção, liberdade, encontro, possibilidade, e antes de tudo, humanidade. É o que nos faz exprimir nossa maneira de pensar, sentir, agir. A arte é fundamental para pensarmos no passado, presente e futuro por uma expressão atemporal, é a nossa história passando através das expressões culturais. O acesso à arte é indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade justa, sensível, pensadora e formadora de opiniões”.
“A arte é uma linguagem aguçadora dos sentidos e traz com ela diferentes significados. É uma necessidade humana que precisa de cuidados”.