Juliana Lavoura é uma artista plástica brasileira, nasceu em 12/05/1986, em Porto Alegre, RS, hoje reside em Imbé/RS, onde mantém seu estúdio. Despertou-se para arte na infância, motivada a seguir os mesmos passos que sua mãe na época e sua irmã também artista. Durante a sua adolescência passou a pintar por “hobby”, vindo a segui-la como profissão na vida adulta.
O trabalho realizado vai de encontro as suas aspirações, está ligado as cores e formas femininas, onde seu caráter, sua sensibilidade, sua força, se traduz pictorialmente entre pincelada e arroubou de tinta em cores fortes, luzes e olhares profundos. A procura em que o feminino se impõe em busca de um mundo mais justo e mais humano.
Lançando-se através de movimentos espontâneos, uma externalização empírica acontece em meio as emoções vividas pela artista no momento da criação. A representatividade da figura feminina, base-a-se na busca ao empoderamento, com objetivo de mostrar a sua força e importância e isso acontece através do esforço dispensado nos traços; já a preocupação em ressaltar a delicadeza, é evidente.
A artista Juliana Lavoura vai ao encontro da paleta de cores significativamente saturadas, seja para ressaltar a luz, ou mesmo a energia procedente pela figura ali retratada. É no olhar que uma cortina se abre para expressar o lado humano e a imposição referente ao respeito em que devemos uns aos outros, o resultado é sempre singular.
A preferência pelo estilo realista surgiu de forma natural, se intensificando ao conhecer o trabalho de Françoise Nielly e do artista austríaco Voka.
“Com certeza minha melhor fase na arte é a atual onde comecei minha carreira internacional e tive o privilégio de ser selecionada pela Vivemos Arte para expor em tantos eventos importantes”.
“Arte é a manifestação do artista, de emoção, de sentimentos, de críticas sociais. É uma forma de expressar através de cores, texturas, formas, músicas, poesias, enfim para a arte não há limites”.
“A importância da arte no mundo é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela”.
“Almejo disseminar minhas ideias, tendo como instrumento a arte. Através de cores e formas, transmitir o feminino, a igualdade, canalizando tudo em sensações positivas”.
“As cores exprimem meus sonhos, meus ideais em busca de um mundo mais justo. Através de sentimentos e gestos espontâneos a arte flui construindo ideias e conceitos”.