Érica Nogueira, artista plástica, brasileira, nasceu em 09 de julho de 1977 e vive em São Paulo/ São Paulo em sua cidade natal, tendo sua trajetória profundamente moldada pela vibrante e diversificada cena cultural da cidade. Entre 1995 e 1998, graduou-se em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e, em 2000, especializou-se em Educação, Arte e Cultura pela USP (Universidade de São Paulo). Desde então, dedica-se à educação artística, atuando como Arte Educadora para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, enquanto aprimora suas habilidades em cursos especializados.
Despertou para a arte desde tenra idade, demonstrando um fascínio inabalável que se consolidou na juventude. Influenciada por uma mãe pedagoga apaixonada por desenho e trabalhos artesanais e por um pai publicitário, Érica encontrou um ambiente propício ao desenvolvimento artístico. A carreira começou com pinturas em tela usando tinta acrílica e aquarelas, evoluindo para técnicas que incluem desenho com canetas profissionais e colagem. A maternidade e a pandemia revitalizaram sua produção artística, resultando em séries significativas como "Mente Florindo", "Flor-e-ser" e "Permita-se Florescer".
Seu processo criativo é uma reflexão contínua, alimentada pela observação e pesquisa. Suas obras, com cores vibrantes e flores, são um convite à introspecção sobre a importância dos pensamentos e emoções. A série "No princípio", lançada em 2024, explora a criação, reafirmando sua capacidade de transmitir leveza e esperança, especialmente em tempos desafiadores.
Sua trajetória é um testemunho de dedicação, paixão e resiliência, uma jornada que continua a encantar todos aqueles que têm o privilégio de contemplar suas obras, através de suas cores e flores, iluminando o mundo com sua arte.
“A arte é uma forma sublime de comunicação que expressa emoções, história e cultura". By Érica Nogueira