Erasmo Breitenbach, artista plástico autodidata, brasileiro, formou-se em Dança, pela UERGS. Nasceu em 08/03/1986. Natural de Montenegro/RS e radicado em Lajeado/RS.
Despertou-se para a arte na infância aos 5 anos, chamando a atenção dos professores da pré-escola, desde aquela época desenhava nas capas de caderno, nas paredes… já na adolescência eventualmente vendia algum retrato a lápis ou camisetas pintadas à mão.
O processo criativo do artista sofre variações e vai depender dos materiais disponíveis, o que acaba resultando em uma transformação natural no momento da criação para cada obra de arte, abrindo novas possibilidades; a arte do improviso.
Suas maiores inspirações vêm do graffite. As linhas e tons surgem em camadas que se fundem causando um emaranhamento entre os planos, o que o artista particularmente chama de “colcha de retalhos”, buscando prender a atenção do observador fazendo os olhos percorrerem pelas transições entre as diferentes camadas.
“Para mim a arte está no processo, o resultado é uma ideia abandonada”.
No processo de criação o artista utiliza fita adesiva e spray, para a construção das camadas, resultando em linhas e formas geométricas, isso, somado a combinação das cores resulta em imagens sobrepostas causando a sensação de distanciamento entre os planos.