Dewaneios, é artista plástica ilustradora autodidata. Nascida em 02 de agosto de 1988, natural e radicada no Rio de Janeiro. Interessou-se pela arte na infância, através da representação gráfica de retratos, personagens e criação de roupinhas de papel para suas bonecas.
O processo criativo parte das inspirações extraídas da sua ancestralidade, ficando evidente em sua arte os elementos como a terra e a natureza. Observar o movimento e as formas da natureza, o design próprio dos bichos e das plantas da nossa terra Abya Yala (terra de sangue vital) e valorizar a beleza e conhecimento originário trazem singularidade ao trabalho da artista.
“A arte é um meio de fazer revolução. Arte tem a linguagem universal de conscientizar, sensibilizar, mobilizar e provocar reflexões nas pessoas. Além disso, é um meio de trazer saúde mental e física a quem cria e a quem aprecia, que se traduz em respiro e luta".
A combinação de animais, plantas trazem vitalidade às suas composições, onde a artista busca evidenciar que os corpos humanos são parte da natureza, e que a saúde do corpo é a saúde do planeta. Entre autorretratos e telas, Dewaneios busca resgatar suas próprias memórias e raízes que foram apagadas, com aquarelados multicoloridos e traços expressivos, misturando desenho sob papel e digital.
“Arte é um meio de fazer revolução. Arte tem a linguagem universal de conscientizar, sensibilizar, mobilizar e provocar reflexões nas pessoas. Arte também é um meio de trazer saúde mental e física. Arte para mim é respiro e luta”.