Clay Barros é uma artista plástica brasileira, nasceu em 11 de outubro de 1966, no Rio de Janeiro/RJ, onde reside e mantém seu estúdio. Despertou-se para a arte na sua infância de maneira intuitiva, influenciada por sua mãe, a qual era formada em Belas Artes e sua coleção de livros de artes despertaram nela o interesse em ganhar conhecimento também. Apesar de ter seguido outros caminhos profissionais, foi durante o ano de 2020 com isolamento social ocorrido no mundo, que deu início ao desenvolvimento da sua linguagem expressiva por meio da pintura, resgatando o seu interesse e dedicando seus momentos pesquisando, estudando e criando.
“Para mim a arte é uma fonte de inspiração."
A contribuição para sua imaginação, provém da observação em diversas fontes artísticas, há também uma investigação na diversidade de ferramentas para aplicação da técnica escolhida, que possa vir a lhe proporcionar um resultado diferenciado. A pluralidade de referências vão dando espaço para suas lembranças, do subconsciente as boas sensações são libertadas sobre a tela em branco. Podendo transmitir intimismo ao observador de forma imediata, como uma foto instantânea, gerando a ele a introspecção que dependerá do seu envolvimento total com a obra. A externalização dos seus sentimentos através das cores e formas requer conhecimento da técnica, já para o desenvolvimento e para se obter um resultado diversificado na paleta de cores, isso dependerá do seu estado de espírito.
Na visão da artista sua pintura é provida de uma representação simplista, em que sua própria personalidade e sentimento vão sendo revelados aos poucos, um momento particular, como se despisse sua alma e a sua felicidade plena no instante da criação fosse sendo polida para o grande espetáculo.
“A arte é a inspiração da alma e pode ser a grande diferença entre o cotidiano e a expressão da criatividade, dando sentido à vida”.