Camilo Portugal, artista plástico autodidata, brasileiro, formado em Gastronomia, Hotelaria e Administração. Nasceu em 04/02/1971, em Colatina/ES, onde viveu até os 14 anos e atualmente vive em Magé/RJ
Despertou o interesse pela arte, em momento de reclusão em 2020, na época da pandemia, mas o seu acesso surgiu ao presenciar as criações da sua avó, que se dedicou em vida as artes plásticas.
O seu processo criativo começa em transformar o velho em novo, e o fazer com o antigo, para que, se torne contemporâneo.
O conceito do seu trabalho, está na estética relacionada a composição das cores quentes e frias, no uso dos azulejos, na sobreposição das formas geométricas com o pontilhismo, de maneira proposital, de modo a provocar o observador colocando-o em uma posição da busca pelas imagens ali presentes.
Sua inspiração provém, através do olhar nas obras de Antoní Gaudí, onde podemos observar a utilização do azulejo e a própria assimetria, bem como a combinação de cores.
Em 2021, recebeu sua 1.ª premiação em evento expositivo de sua arte, em Peruggia/Itália.
“A arte é a forma que o artista ajuda a fazer com que a sociedade fique um pouco mais pensativa e crítica”.
“A arte para mim, é muito subjetiva, ela consegue transformar primeiro o ambiente em que você vive, depois ela influencia o mundo no sentido de se expressar com novas ideias para uma sociedade mais alegre”.