Adonay Dantas, artista plástico autodidata e entusiasta à arte, nascido em 25 de dezembro de 1981, natural e radicado em Caicó/RN. Apoiado pelos pais também artesões, descobriu-se no universo artístico ainda na infância, através das notórias habilidades para desenhar, utilizava paredes, cadernos e livros escolares como “tela”.
Anos mais tarde, em 2008, ainda motivados por seus maiores incentivadores, seus pais, realizou aulas de desenho. Por meio desta influência obteve uma maior e melhor consciência sobre a sua arte e estilo, bem como do que de fato é ser um artista; neste mesmo período começou a ter contato com a comunidade artística de sua cidade.
"Tudo aquilo que provoca, ilumina, embeleza, evolui, que faz pensar, que se liga profundamente com o bem, é arte".
Com rabiscos suaves e linhas precisas, Adonay busca sempre representar em suas telas o que enxerga como importante, o que encanta e dá prazer. O uso de elementos regionais, de vários materiais e suportes que passam pelo grafite, acrílico, aquarela, colagem dão suporte à sua minha poética e criatividade. Em sua obra pode-se notar a presença de cores às vezes aguadas e claras, mas também os tons mais vibrantes que remetem a ensolarada região do Seridó, no Sertão brasileiro.