Raquel Falk, artista plástica, brasileira, nasceu em 23/09/1982. Natural e radicada em Vitória/ES. Formada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES.
Despertou-se para a arte criando composições sobre o papel, com retalhos de tecidos e linhas coloridas, mas foi aos 11 anos que se desafiou “se outro alguém pode desenhar, eu também sou”, foi aí que ela deu início aos desenhos e nunca mais parou de acreditar que era capaz. Passou a desenhar grandes painéis de aniversário e cenários para peças teatrais.
A partir de 2019 dedicou-se exclusivamente ao estudo do desenho e da aquarela. Em dezembro do mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual e em 2021 lançou seu primeiro livro.
“Arte é respiro. Impossível viver sem ela. Sobreviver, sim. Viver, não.
Ela ajudou o mundo inteiro a passar por uma pandemia. Não há controvérsias a esse respeito”.
Seu processo criativo parte da busca da fluidez e as conexões entre cores. Ela se envolve com a impressão momentânea do ambiente. Considerando que essa efemeridade se torna um fator importante por conta do uso de materiais, que secam muito rápido. Posso ir além do “que ela própria vê”, do que se imprime com os olhos. Resultando em um encontro, através desse movimento interno e externo.
Ela deseja que o observador enxergue técnica, mas também encontre caminhos aleatórios feitos pelos materiais utilizados. Domínio e liberdade. Sendo as pessoas seu principal ponto de partida, ela traduz através da arte, a vida, seja através de suas fisionomias, suas marcas, suas expressões…
O gosto pela luz, que incide sobre as coisas… as cores, sabores, cheiros, composições… tudo pode ser um gatilho para seu trabalho acontecer.
O uso de uma paleta restritiva de cores em todas as composições lhe assegura para uma busca por uma maturidade, sendo seu principal foco em toda e qualquer produção a busca pela leveza da fluidez, além do domínio e da precisão dos pinceis em alguns pontos focais na composição.
Sua principal linha de pesquisa são os pomeranos.